Era digital: O que muda para Clínicas e Consultórios Médicos?

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Ainda nos dias de hoje, ao se pensar em processos de Clínicas e Consultórios Médicos, geralmente nos vem em mente as inúmeras pilhas de papéis, contendo centenas de fichas e documentos de pacientes.

Pesquisar por informações nestes documentos, dependendo do tamanho da Clínica, torna-se uma tarefa árdua, que geralmente leva ao retrabalho quando não encontradas as informações desejadas.

Quando existe alguma informatização, esta costuma ser precária, para poucos processos e sem integração entre sistemas.

Para o paciente a experiência não é muito diferente. Mesmo na era digital que vivemos hoje, para realizar o simples ato de agendar uma consulta, por exemplo, é necessário sair de sua casa e dirigir-se até uma Clínica ou Consultório, ou então perder algum tempo tentando ser atendido via telefone.

No entanto, aos poucos, este cenário está começando a mudar.

O Consultório digital

Felizmente, as situações representadas acima estão deixando de ser realidade.

Já existem um grande número de soluções disponíveis para Clínicas, Consultórios e Grupos Médicos, que facilitam seus processos internos e proporcionam um melhor atendimento e experiência para seus pacientes. Os chamados Sistemas de Gerenciamento Médico tornaram-se uma necessidade para quem trabalha neste mercado.

Com eles, prontuários e guias, que antes desapareciam em meio a centenas de papéis, agora são facilmente encontrados com poucos cliques, e caso a solução de gestão escolhida mantenha seus dados na nuvem, estes dados estarão disponíveis aos médicos de qualquer lugar, a qualquer momento.

Além de toda essa acessibilidade, os dados de seus pacientes ficam muito mais seguros, ao serem armazenados na nuvem, com backups frequentes e criptografia de dados, trazendo grande segurança.

O processo de faturamento também percebe uma mudança drástica. No consultório “analógico”, por exemplo, não era possível obter-se uma noção do faturamento diário, sendo necessário aguardar a conclusão do processo de faturamento. Além disso, a conferência de glosas dos convênios tornava-se uma tarefa muito cansativa, devido a falta de integração de sistemas.

Com os sistemas de gestão tudo isso muda. Todos os dados de consultas, procedimentos e faturamento são integrados, tornando possível obter uma noção do faturamento em tempo real. Até mesmo o gerenciamento de glosas torna-se muito mais fácil com a conciliação dos dados.

Uma experiência melhor para seus pacientes

Os pacientes também percebem uma melhoria no processo, principalmente na hora de marcar suas consultas. A marcação presencial e por telefone continua, mas disponibiliza-se também a possibilidade de que seu paciente agende consultas por si mesmo, através do site da Clínica, por exemplo.

Receitas e atestados e documentos clínicos também podem ser re-emitidos com facilidade, sem perda de dados e necessidade de uma nova consulta, e sem retrabalho do profissional.

A HealthChess vêm desde 2012 ajudando a melhorar os processos de Clínicas, Consultórios e Grupos médicos, com o Sistema de Informação e Gerenciamento Médico – SIGM. Com ele, todos os dados e processos são centralizados, diminuindo custos e aumentando a produtividade e lucratividade.

O faturamento médico é um dos focos do sistema, facilitando todo o processo e colaborando com a diminuição de erros e glosas, além da possibilidade de gerar relatórios financeiros que auxiliam na gestão e tomada de decisões.

Outras funcionalidades, como o agendamento de consultas e procedimentos, agendamento online, envio de SMS para pacientes, emissão notas fiscais de serviço e documentos clínicos, tornam o SIGM uma solução completa para sua Clínica ou Grupo Médico.

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